Inverno = Gripe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inverno = Gripe

Mensagem  pauaz em Ter Nov 11, 2008 2:52 pm


Gripe - A visita indesejada



A gripe é uma infecção respiratória aguda de curta duração que se apresenta, na maior parte das vezes, sob a forma epidémica. Afecta milhões de pessoas por ano, das quais cerca de um milhão desenvolvem pneumonias que podem levar à hospitalização e morte.”

A gripe é por definição uma infecção respiratória muito contagiosa provocada por um vírus, o Influenza. A infecção provocada pelo vírus da gripe varia todos os anos, existindo três tipos de vírus influenza o tipo A, o tipo B e o tipo C, que por sua vez podem sofrer alterações, mutações na sua estrutura que lhes permite comportarem-se como novos vírus.
O Vírus tipo A é o mais comum e o que causa os sintomas mais graves e está associado a epidemias e pandemias. Também pode afectar animais.

O Vírus tipo B é menos comum e causa sintomas mais brandos do que o tipo A embora possa causar doença mais grave em idosos e crianças. Este tipo de vírus está associado a endemias e é exclusivo do Ser Humano.

O Vírus tipo C causa pouca febre e é mais comum nos conhecidos “resfriados” e nunca está associado a epidemias.

Porque é que a gripe pode ser considerada como um das maiores ameaças de saúde pública?

Altamente contagiante. Como?

Através de gotículas de saliva resultantes de acessos de tosse, espirros e durante conversação. Outro meio pode ser a auto-inoculação através das nossas mãos quando estão em contacto com superfícies infectadas, tipo mesas, bancadas, toalhas, etc.

. A natureza e características do vírus quanto à capacidade de mutação
. A associação destes dois factores com o risco de ser responsável por graves complicações que podem conduzir à morte.

“A gripe dissemina-se rapidamente em comunidades, em particular em condições de grande aglomeração. Por outro lado, o tempo frio e seco permite que o vírus sobreviva mais tempo fora do nosso organismo e, como consequência as epidemias sazonais nas zonas temperadas, como é o caso de Portugal, aparecem no final do Outono, Inverno e início da Primavera.”
Qualquer pessoa pode contrair gripe, homens, mulheres e crianças, no entanto, as pessoas mais idosas e/ou com doenças crónicas são as que se encontram mais vulneráveis. É neste grupo de pessoas que se registam os sintomas mais graves e maior mortalidade.
A referir: Doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Diabéticos, Asmáticos, com VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e todas as pessoas saudáveis com mais de 65 anos de idade.


Como evitar a disseminação da gripe?

1. Lavar as mãos;
2. Tapar a boca e nariz quando tosse ou espirra recorrendo a um lenço de papel ou mesmo a manga da camisola;
3. Evitar mexer nos olhos, boca e nariz;
4. Evitar contacto com pessoas doentes;
5. Ficar em casa.


Estas iniciativas contribuem activamente para reduzir o risco de disseminação da infecção e consequentemente as graves consequências que podem decorrer de um processo de doença como é a gripe.
avatar
pauaz

Número de Mensagens : 48
Idade : 62
Data de inscrição : 27/10/2008

Ver perfil do usuário http://www.pauaz.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum